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Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica.
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Palavras-chave

Educação. Emancipação humana. Humanização

Como Citar

AMBROSINI, Tiago Felipe. Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 378–391, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640058. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640058. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo aborda o conceito de emancipação humana e sua relação com aeducação. Objetiva-se com tal temática esclarecer o sentido da educação emancipatória apartir da abordagem do conceito de emancipação humana nos filósofos: Immanuel Kant,Karl Marx, Theodor Adorno e Paulo Freire. Esta análise demonstrou que a partir de Kantse estabelece a ideia de esclarecimento ou emancipação enquanto superação da menoridadeatravés do uso público da razão. Em Marx a categoria emancipação passa a ter um sentidopolítico-social, na perspectiva de transformação das estruturas da sociedade através daorganização social do proletariado. Já Adorno aborda a emancipação e sua importânciapara a educação numa concepção crítica da sociedade industrial. Por fim, Freire traz para arealidade latino-americana o significado de emancipação como humanização do oprimido esuperação dos seus condicionamentos históricos. Essa reconstrução filosófica conduz a umsentido coletivo e político da emancipação humana, reafirmando uma concepção deeducação capaz de construir no ser humano a sua humanidade plena.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640058
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