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O contexto da educação no meio rural no estado de São Paulo
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Palavras-chave

Educação no campo. Escolas no campo. Salas multisseriadas. Escola Ativa

Como Citar

BASSO, Jaqueline Daniela; GOBATO, Ana Tatiana Staine Cardoso; ROSA, Júlia Mazinini. O contexto da educação no meio rural no estado de São Paulo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 145–160, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640077. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640077. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste texto nos propusemos a realizar uma discussão sobre alguns dados preliminares arespeito da educação no meio rural paulista, entre os anos de 2008 e 2010, por meio daanálise de dados disponíveis em fontes como Censo Demográfico, Censos Escolares,Sinopses Estatísticas da Educação Básica, Indicadores Demográficos e Educacionais doPlano de Ações Articuladas, além de informações disponibilizadas pela coordenação doPrograma Escola Ativa. O Estado de São Paulo, assim como outros estados brasileiros,apresenta demanda por educação em áreas rurais, porém, a oferta é insuficiente. Mesmoque o Estado apresente algumas das mais altas taxas de urbanização do país, existe anecessidade da escola multisseriada em áreas isoladas. Entretanto, no período estudado,muitas foram fechadas, dando lugar à prática do transporte de alunos para o meio urbanoou ao processo de nucleação, que acontece no Estado desde a década de 1980. Emcontrapartida, alguns municípios têm buscado a implementação do Programa Escola Ativacomo forma de melhorar os índices educacionais das escolas do campo.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640077
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