Banner Portal
O contexto da educação no meio rural no estado de São Paulo
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação no campo. Escolas no campo. Salas multisseriadas. Escola Ativa

Cómo citar

BASSO, Jaqueline Daniela; GOBATO, Ana Tatiana Staine Cardoso; ROSA, Júlia Mazinini. O contexto da educação no meio rural no estado de São Paulo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 46, p. 145–160, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640077. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640077. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Neste texto nos propusemos a realizar uma discussão sobre alguns dados preliminares arespeito da educação no meio rural paulista, entre os anos de 2008 e 2010, por meio daanálise de dados disponíveis em fontes como Censo Demográfico, Censos Escolares,Sinopses Estatísticas da Educação Básica, Indicadores Demográficos e Educacionais doPlano de Ações Articuladas, além de informações disponibilizadas pela coordenação doPrograma Escola Ativa. O Estado de São Paulo, assim como outros estados brasileiros,apresenta demanda por educação em áreas rurais, porém, a oferta é insuficiente. Mesmoque o Estado apresente algumas das mais altas taxas de urbanização do país, existe anecessidade da escola multisseriada em áreas isoladas. Entretanto, no período estudado,muitas foram fechadas, dando lugar à prática do transporte de alunos para o meio urbanoou ao processo de nucleação, que acontece no Estado desde a década de 1980. Emcontrapartida, alguns municípios têm buscado a implementação do Programa Escola Ativacomo forma de melhorar os índices educacionais das escolas do campo.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i46.8640077
PDF (Português (Brasil))

Citas

BEZERRA NETO, Luiz. Educação do campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 38, p. 150- 168, junho de 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/38/index.html. Acesso em 10 de janeiro de 2011.

BITTAR, Marisa. Universidade, Pesquisa Educacional e Educação Básica. In: BITTAR, Marisa; LOPES, Roseli Esquerdo (orgs.). Estudos em fundamentos da educação. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2007. pp: 21- 49.

BRASIL, INEP. Censo Escolar 2010: Disponível em: http://www.educasensomec.inep.gov.br/basica/censo/default.asp. Acesso em 10 de janeiro de 2011.

BRASIL, INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Básica de 2008 e 2009. Disponíveis em http://www.inep.gov.br/basica/censo/Escolar/sinopse/sinopse.asp Acesso em 20 de março de 2011.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura: Plano de Ações Articuladas. Apresentação. Disponível em: http://simec.mec.gov.br/cte/relatoriopublico/principal.php Acesso em: 25 de abril de 2011.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura: Plano de Ações Articuladas. Indicadores Demográficos e Educacionais. Disponíveis em: http://simec.mec.gov.br/cte/relatoriopublico/principal.php Acesso em 09 de março de 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Escola Ativa: projeto base. Brasília: MEC; FNDE; SECAD, 2010, 48p.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Referências para uma política nacional de educação do campo: Caderno de Subsídios. Coordenação: Marise Nogueira Ramos, Telma Maria Moreira, Clarice Aparecida dos Santos. Brasília: 2004, 48 p. Disponível em http://www.red.ler.org/referencias.educacao.campo.pdf Acesso em 08 de março de 2011.

GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Programa Escola Ativa: educação do campo e trabalho docente. Rio de Janeiro, 2009. 208 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas). Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em http://www.ibge.gov.br/censo2010/primeiros_dados_divulgados/index.php?uf=35 Acesso em 22 de janeiro de 2011.

LORD, Lucio. Financiamento do transporte escolar e a questão das zonas rurais no Brasil. Revista da Faculdade de Educação. Universidade do Estado de Mato Grosso. Ano VI, n 09. P.129-140. Cáceres-MT. 2008.

KOLLING, Edgar Jorge; NÉRY, Israel José; MOLINA, Mônica. Castagna. Por uma educação básica do campo. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999. Vol. I. 95p.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Classes multisseriadas (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=71 Acesso em 8 de abril de 2011.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira. 16a ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. 207 p.

SAVIANI, Dermeval. As ideias pedagógicas do Brasil entre 1932 e 1969: predomínio da pedagogia nova. SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. pp. 185- 193.

SOUZA, Maria Antônia de; SANTOS, Fernando Henrique Tisque dos. Educação do campo: prática do professor em turma multisseriada. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 211-227, set./dez. 2007. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=1584&dd99=view Acesso em 14 de abril de 2011.

TORRES, Rosa María. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, Lívia; WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio. O Banco Mundial e as Políticas Públicas Educacionais. São Paulo: Cortez Editora. 5a edição. 2007.

VASCONCELLOS, Eduardo A. Agrupamento de Escolas Rurais: alternativa para o impasse da educação rural? Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 86, p. 65- 73, agosto de 1993. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/894.pdf Acesso em 16 de abril de 2011.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.