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Trabalho e educação: o currículo da rede estadual paulista no contexto da reestruturação produtiva do capital
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Palavras-chave

Trabalho. Educação. Currículo Paulista. Sociedade do Conhecimento

Como Citar

JUNQUEIRA, Victor Hugo; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Trabalho e educação: o currículo da rede estadual paulista no contexto da reestruturação produtiva do capital. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 57, p. 291–310, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i57.8640416. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640416. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as relações entre trabalho e educação no contexto da reestruturação produtiva do capital, tendo como pressupostos teóricos a abordagem materialista e histórica do desenvolvimento capitalista. Nesse sentido, considerando o atual processo de reestruturação produtiva do capital e os seus múltiplos efeitos sobre o mundo do trabalho o artigo enfoca as contradições e ideologias do Currículo do Estado de São Paulo ao definir como prioridade o contexto do trabalho para o Ensino Médio. Os resultados evidenciam que a educação colocada a serviço do capital e dirigida pelas políticas neoliberais não tem significado um aprendizado efetivo, uma vez que é da própria lógica do capitalismo contemporâneo, a exploração de uma grande massa de mão-de-obra adestrada, mas pouco qualificada. Por outro lado, o Currículo da rede estadual paulista, calcado nos fundamentos da pedagogia do aprender a aprender contribui para alimentar a ilusão de uma sociedade do conhecimento que mascara os reais processos de alienação e exploração do trabalhador, submetido à precarização e a exclusão cada vez mais presente no mundo do trabalho.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i57.8640416
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