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Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos
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Palavras-chave

História da educação profissional. Formação de professores. Prática docente.

Como Citar

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621–638, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i2.8644682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, destacamos e contextualizamos historicamente algumas medidas tomadas pelo Estado brasileiro, voltadas para a formação de docentes para atuar na Educação Profissional, principalmente no século XX. Discutimos também os desafios para essa formação no contexto atual. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica e de consultas à legislação acerca da formação docente para a Educação Profissional. Concluímos que essa formação, no século passado, foi realizada a partir de cursos emergenciais, rápidos e voltados às exigências do mercado. O atual cenário histórico apresenta desafios ainda maiores para a formação inicial e continuada desses docentes, em função da expansão da oferta da Educação Profissional, das especificidades desta modalidade e das exigências que estas impõem ao professor que, muitas vezes, nela se insere sem uma base pedagógica que oriente as suas práticas.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644682
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