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Educação e surdez na década de 1950 no Brasil: Um panorama histórico acerca de Ana Rímoli de Faria Dória
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Palavras-chave

História da educação. Surdez. Ana Rímoli de Faria Dória

Como Citar

HEROLD JUNIOR, Carlos; CARDOSO, Luana da Luz. Educação e surdez na década de 1950 no Brasil: Um panorama histórico acerca de Ana Rímoli de Faria Dória. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 138–156, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8645139. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645139. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as ideias educacionais de Ana Rímoli de Faria Dória. Queremos pensar a educação do surdo na década de 1950, período em que Ana Rímoli de Faria Dória geriu o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Para tanto, partiu-se de um levantamento histórico sobre a educação especial, bem como sobre a educação do surdo no Brasil, situando historicamente a década de 1950, para se refletir sobre a trajetória do surdo dentro do campo da educação especial. Por se tratar de uma pesquisa histórica, optamos pela utilização de alguns dos livros escritos por Dória como fontes primárias. Embora a pesquisa deva prosseguir na análise de outros documentos, o estudo permite perceber a importância de Ana Rímoli de Faria Dória para com a educação do surdo durante a década de 1950. Notamos que a atuação de Dória encetou um período de destaque na história da educação dos surdos, já que ela foi uma figura importante no inicio de uma nova maneira de ver essa modalidade educativa, estimulando a busca por melhores métodos para a propagação e a concretização de avanços nas práticas educacionais.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8645139
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