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Tecnologias, mediação pedagógica e a partilha de sentidos no contexto escolar
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Palavras-chave

Cibercultura
Mediação pedagógica
Tecnologias digitais
Contexto escolar

Como Citar

PISCHETOLA, Magda; ROSA, João Paulo Leite Cabrera Pereira da. Tecnologias, mediação pedagógica e a partilha de sentidos no contexto escolar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019048, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8652681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652681. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As Tecnologias da Informação e da Comunicação criam novas possibilidades de socialização e mediação do conhecimento, com inúmeras implicações para a educação. O artigo define o conceito de mediação pedagógica fundamentado na teoria Histórico Cultural, delineando a importância do processo de apropriação cultural. Apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida em oito escolas municipais de ensino fundamental do Rio de Janeiro, com o objetivo de investigar as percepções e as práticas de mediação pedagógica dos professores nas redes sociais digitais. Os resultados principais apontam para um uso das redes sociais como ferramenta de interação e de comunicação entre professores e alunos, mas raramente como espaço de mediação pedagógica. Registra-se também uma partilha de sentidos semelhantes entre professores de um mesmo contexto escolar, possivelmente explicável através de condições intervenientes específicas, entre as quais destacamos o papel da gestão escolar.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8652681
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