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Possibilidades e limites do ensino médio politécnico no Estado no RS (2011-2014)
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Palavras-chave

Trabalho e educação. Ensino médio. Políticas educacionais.

Como Citar

VIANNA, Rafael de Brito; VIEGAS, Moacir Fernando. Possibilidades e limites do ensino médio politécnico no Estado no RS (2011-2014). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019015, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653355. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Buscando compreender as concepções que nortearam a formulação e implementação do Ensino Médio Politécnico no estado do Rio Grande do Sul, o artigo pretende discutir as possibilidades e limites dessa política pública educacional, empreendida pelo governo Tarso Genro no período 2011-2014. Para isso, analisamos os documentos oficiais e fizemos entrevistas com professores e gestores, além da realização de grupos focais. Nosso apoio teórico principal foram os estudos do campo trabalho e educação. Buscamos também cotejar nossos resultados com os de pesquisas desenvolvidas sobre o mesmo tema no período de implementação da reforma e anos seguintes, tendo como base os resumos das mesmas. Na análise das entrevistas, privilegiamos a abordagem de duas categorias: organização curricular por áreas do conhecimento e Seminário Integrado. O estudo se justifica pelo amplo alcance e repercussão da reforma do Ensino Médio no RS, atestado pelo grande número de dissertações e teses produzidas no contexto de um ambiente político institucional que gerou expectativas de superação da histórica dualidade desse nível de ensino.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653355
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