Banner Portal
A crise do capital e a luta de classes na educação
PDF

Palavras-chave

Crise do capital
Colégio Pedro II
Escola Sem Partido.

Como Citar

CASTRO, Matheus Rufino. A crise do capital e a luta de classes na educação: uma análise preliminar do ataque conservador ao Colégio Pedro II pelo Escola Sem Partido. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019042, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654511. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654511. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este estudo se tem como objetivo analisar de que forma os ataques do conservadorismo burguês à educação, especificamente ao Colégio Pedro II, se relacionam com o próprio processo da luta de classes com a agudização da crise estrutural do capitalismo. Tendo em vista que a educação se apresentou como um dos segmentos da classe trabalhadora mais dispostos ao enfrentamento com o projeto sociometabólico do capitalismo, a ofensiva conservadora por meio do projeto Escola Sem Partido almeja justamente o cerceamento das possibilidades do caráter crítico da educação. Para tanto, analisaremos o caso do Colégio Pedro II, referência na educação pública, gratuita e de qualidade, e que se sobressai como vanguarda na política de direitos humanos aos estudantes, se tornou o alvo predileto daqueles que coadunam com projeto conservador-burguês, como nos mostra a ação promovida pelo Ministério Público Federal (2017), acusando o colégio de realizar uma “doutrinação esquerdista-comunista”. Isto posto, podemos ver cada vez mais claramente os contornos da luta de classes no país e o caráter predatório do capital, em que termos como “direitos humanos, tolerância e etc.,” tornaram-se pautas doutrinadoras da esquerda.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654511
PDF

Referências

BRAZ, M. O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 128, p. 85-103, jan./abr. 2017.

CARCANHOLO, M. D. Conteúdo e forma da crise atual do capitalismo: lógica, contradições e possibilidades. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, v. 1, n. 3, edição especial, p. 73-84, dez. 2011. Dossiê: A crise atual do capitalismo.

CARCANHOLO, M. D. Crise econômica atual e seus impactos para a organização da classe trabalhadora. Revista Aurora, v. 4, n. 6, ago. 2010.

CARLOTTI, T. O que está por trás do Escola Sem Partido? Projeto propõe que professores sejam processados pelos conteúdos que ministram em sala de aula. E a ameaça que isso se torne lei é bastante concreta. Carta Maior, jul. 2016. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-que-esta-por-tras-do-Escola-Sem-Partido-/4/36486. Acesso em: 07 nov. 2016.

COLÉGIO PEDRO II. Grupos de pesquisa. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/blog/propgpec/pesquisa/grupos-de-pequisa/. Acesso em: 20 abr. 2017a. Sem paginação.

COLÉGIO PEDRO II. História do CPII. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/historia_cp2.html. Acesso em: 20 abr. 2017b. Sem paginação.

COLÉGIO PEDRO II. Portaria nº 1886, de 13 de junho de 2017. Institui o Código de Ética Discente do Colégio Pedro II. 2017c. Sem paginação.

ESP. ESCOLA SEM PARTIDO. Anteprojeto de Lei Federal. Ementa: institui o Escola Sem Partido. Disponível em: http://www.programaescolasempartido.org/pl-federal/. Acesso em: 03 mar. 2017a. Sem paginação.

ESP. ESCOLA SEM PARTIDO. Escola sem Partido nas eleições municipais de 2016. Disponível em: http://www.programaescolasempartido.org/esp-nas-eleicoes-2016/. Acesso em: 03 mar. 2017b. Sem paginação.

ESP. ESCOLA SEM PARTIDO. Flagrando o doutrinador. Disponível em: http://escolasempartido.org/flagrando-o-doutrinador. Acesso em: 03 mar. 2017c. Sem paginação.

IASI, M. L. As metamorfoses da consciência de classe: o PT entre a negação e o consentimento. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012a. Sem paginação.

IASI, M. L. O “petismo” como problema moral. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2016/09/07/o-petismo-como-problema-moral/. Acesso em: 29 set. 2016a. Sem paginação.

IASI, M. L. Reflexão sobre o processo de consciência. Ensaios sobre consciência e emancipação. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. p. 11-45. Sem paginação.

IASI, M. L. Socialismo, barbárie e outras alternativas. In: PINHEIRO, M. (org.). A reflexão marxista sobre os impasses do mundo atual. São Paulo: Outras Expressões, 2012b. p. 73-102. Sem paginação.

IASI, M. L. Três crises... falta uma. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/08/12/tres-crises-falta-uma/. Acesso em: 29 set. 2016b. Sem paginação.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LUKÁCS, G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011a.

MÉSZÁROS, I. O poder da ideologia. Tradução Magda Lopes e Paulo Cezar Castanheira. 1. ed. 4. reimpr. São Paulo: Boitempo, 2012.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar Castenheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011b.

MIGUEL, L. F. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” – Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 07, n. 15, p. 590-621, 2016.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. MPF. Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro. Procedimento Administrativo MPF/PR/RJ nº 130.001.003828/2016-91. Ação civil pública em defesa da probidade administrativa. 07 mar. 2017.

NAGIB, M. Quem somos. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/quem-somos. Acesso em: 05 jun. 2017. Sem paginação.

O COLÉGIO dos absurdos. ISTOÉ, n. 2582 20/06, 21 outubro 2016. Disponível em: http://istoe.com.br/colegio-pedro-ii-o-colegio-dos-absurdos/. Acesso em: 20 abr. 2017. Sem paginação.

OCUPACP2. Documento final extraído no processo de ocupação do Colégio Pedro II. 2017. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2017/JAN/reivindicacao_alunos.pdf. Acesso em: 08 fev. 2017.

REITORIA. Colégio Pedro II. Ministério da Educação. Nota Pública 002. Desvendando as denúncias do Ministério Público Federal contra o Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 20 mar. 2017a.

REITORIA. Colégio Pedro II. Ministério da Educação. Nota Pública 004. Finalmente a verdade. Rio de Janeiro, 24 mar. 2017b.

SHAW, C. Reforma do Ensino Médio - entenda o que está em jogo e as vozes desconsideradas no processo. ANPED, 17 março 2017. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/reforma-do-ensino-medio-entenda-o-que-esta-em-jogo-e-vozes-desconsideradas-no-processo. Acesso em: 10 abr. 2017. Sem paginação.

SILVA, A. B. da. et al. A extrema-direita na atualidade. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 119, p. 407-445, jul./set. 2014.

SILVA, M. C. da. O REUNI na UFF: da precarização das condições de trabalho à luta nos campi! 2015. 307 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

THOMÉ, C. Colégio Pedro II, no Rio, libera saia para meninos: colégio tradicional aboliu a distinção entre uniformes e já adota nome social na chamada. O Estadão, São Paulo, 19 setembro 2016. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,colegio-pedro-ii-no-rio-libera-saia-para-meninos,10000077010. Acesso em: 15 mar. 2017. Sem paginação.

TOKARNIA. M. Mais de mil escolas do país estão ocupadas em protesto; entenda o movimento. Agência EBC, 25 outubro 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-10/mais-de-mil-escolas-do-pais-estao-ocupadas-em-protesto-entenda-o-movimento. Acesso em: 12 fev. 2017. Sem paginação.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.