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As reformas curriculares e a formação de professores
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Palavras-chave

Reforma curricular
Formação de professores
Docência

Como Citar

MATOS, Cleide Carvalho; REIS, Manuelle Espindola dos. As reformas curriculares e a formação de professores: implicações para a docência. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019059, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654652. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654652. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objeto de pesquisa a Resolução Nº 2, aprovada em 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura e para a formação continuada, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação. Objetiva analisar as concepções de formação docente presente na referida Resolução e suas consequências para o campo teórico-metodológico da docência. O estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental. A ação do Estado, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente, reforça a primazia do aprender a aprender promovendo, assim, a redução da fundamentação teórica, o que implica um esvaziamento da formação humana de professores e alunos da educação básica.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654652
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Referências

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