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O pensamento socialista para a educação em Pistrak e Gramsci
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Palavras-chave

Educação escolar
Trabalho educativo
Formação intelectual-moral
Escola única do trabalho
Escola unitária.

Como Citar

CARVALHO, Saulo. O pensamento socialista para a educação em Pistrak e Gramsci: escola e formação intelectual-moral. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019038, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654858. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654858. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo são analisadas as relações entre as propostas de escola e formação intelectual-moral, presentes na teoria de Pistrak e de Gramsci. Um vivenciou a prática das escolas soviéticas calcadas num pensamento comunista oriental e outro teorizou sobre a escola como instrumento de formação da hegemonia da classe trabalhadora, no ocidente. Para eles a escola seria o ponto nodal da formação intelectual-moral das crianças, do qual se sustentaria o projeto socialista da auto-organização do trabalho. Trata-se de um estudo teórico e bibliográfico que discute as nuances do pensamento socialista para a educação escolar. Busca demonstrar as bases teóricas e políticas concretas que influenciaram na elaboração de um núcleo comum de ideais baseadas na necessidade de elevação cultural das massas, disciplina intelectual e autonomia moral.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654858
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