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Educação integral e trabalho
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Palavras-chave

Educação integral
Trabalho
Manifestos

Como Citar

MACIEL, Cosme Leonardo Almeida; COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Educação integral e trabalho: concepções em disputa nos Manifestos de 1932 e 1959. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021040, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8659779. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659779. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem, como objetivo, analisar as apropriações dos conceitos de Educação Integral e de Trabalho no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e no Manifesto Mais Uma Vez Convocados (1959), ambos produzidos por intelectuais de diferentes orientações político-filosóficas e publicados em conjunturas importantes no cenário educacional brasileiro. Os dois documentos, apesar da distância no tempo de quase três décadas, tornaram-se marcos na história da educação brasileira pelo seu caráter democrático, ao congregar diferentes grupos em defesa da escola pública, laica e gratuita. Neste estudo, buscamos compreender qual concepção de educação integral prevalece nos referidos documentos, e o sentido atribuído ao trabalho enquanto categoria pedagógica, na medida em que também é tematizado pelos seus signatários. Em termos teóricos e metodológicos, nos orientamos pelo materialismo histórico e dialético, evidenciando contradições, limites e, sobretudo, os projetos societários em disputa nesse material que se tornou um de nossos objetos de pesquisa. Por meio das análises realizadas, constatamos que nos documentos supracitados existem relações diretas entre Educação Integral e Trabalho e que a concepção de Educação Integral, bem como o sentido pedagógico atribuído ao Trabalho estão ancorados pela hegemonia do projeto nacional-desenvolvimentista de capitalismo dependente, cujas oscilações se devem às disputas internas no interior da própria classe dirigente.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8659779
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