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Os textos escolares na Didáctica Magna de Coménio
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Palavras-chave

Textos escolares comenianos
Organização do trabalho didático
Escola pública moderna

Como Citar

SILVA, Iara Augusta da; RUBINHO, Vanessa da Silva; CARDOSO, Patricia Florencio da Silva. Os textos escolares na Didáctica Magna de Coménio. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021042, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8660735. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660735. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como finalidade analisar a concepção e a função dos textos escolares propostos por João Amós Coménio (1592-1670), na Didáctica magna escrita nos meados do século XVII. Realizou-se o mapeamento de uma obra clássica da pedagogia para destacar a questão dos manuais didáticos no âmbito da organização do trabalho didático, tendo em vista a sua contextualização histórica na passagem da idade média para a sociedade moderna com o surgimento das manufaturas, forma inicial do modo de produção capitalista (meados do século XVI ao último terço do século XVIII), fundada na divisão do trabalho. Para fundamentar teoricamente as análises e reflexões, numa abordagem histórica, priorizou-se as produções acadêmicas de Alves (2001, 2005, 2011, 2015), de Centeno (2009), de Brito (2010) e de Souza (2010). O estudo revelou o caráter central desse instrumento de trabalho do professor, na organização da escola moderna pensada por Coménio para oferecer educação para todos. Tendo consciência das limitações materiais de sua época para colocar em prática o seu projeto de universalização da educação, o pensador morávio, propôs a utilização dos textos escolares para o professor e para os alunos, em todos os graus da instituição escolar pública, naquele momento histórico.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660735
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Referências

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Copyright (c) 2021 Iara Augusta da Silva, Vanessa da Silva Rubinho, Patricia Florencio da Silva Cardoso

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