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Perspectiva de educação escolar em Altamira-PA no projeto de construção da Rodovia Transamazônica
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Palavras-chave

Educação escolar
Projeto desenvolvimentista
Mémória

Como Citar

RIBEIRO, Elica Né Oliveira; SOUZA, César Augusto Martins de; COSTA, Renato Pinheiro da. Perspectiva de educação escolar em Altamira-PA no projeto de construção da Rodovia Transamazônica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021005, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8664108. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664108. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os impactos da construção da Rodovia Transamazônica na educação escolar no município de Altamira. Dessa forma partimos do problema: O projeto de construção da rodovia Transamazônica influenciou o condicionamento da política educacional de Altamira em vista de realizar uma formação profissionalizante? Busca-se assim, indagar sobre as decorrências causadas com abertura da Transamazônica no âmbito educacional e identificar os investimentos realizados por esse projeto de integração que foi o responsável pelo rápido aumento do índice populacional no município. A partir da análise de entrevistas e relatos de memórias, bem como dos documentos escolares, foi possível compreender a realidade da educação escolar em Altamira na década de 1970, o que nos levou a considerar que partir da construção da Rodovia Transamazônica, a organização social de Altamira foi totalmente modificada, a fim de acompanhar a lógica do desenvolvimento que o projeto pregava, com isso a organização do ensino teve que ser modificada, realizando uma educação para a formação técnica para a preparação da mão-de-obra apta ao trabalho imediato.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664108
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