Banner Portal
Paulo Freire na educação Ibero-Americana hoje à luz da análise crítica do discurso de seus líderes
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Paulo Freire
Educação iberoamericana
Libertação

Como Citar

RODRIGUEZ, Milagros Elena; FORTUNATO, Ivan. Paulo Freire na educação Ibero-Americana hoje à luz da análise crítica do discurso de seus líderes. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021056, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8664997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664997. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A partir da análise crítica do discurso, com colaboradores Iberoamericanos, voltamos ao legado do andarilho da utopia; o professor libertador brasileiro que se internacionalizou mostrando a libertação como possível exercício político na educação. Assim, o legado de Freire na educação Iberoamericana de hoje é investigado à luz da análise crítica do discurso nas vozes de seus protagonistas. De todos os entrevistados iberoamericanos temos uma premissa: voltar a Freire como o andarilho da utopia é voar alto, grandes quilômetros em busca da libertação; sem fazer vista grossa à crise. Voltar a Freire no centenário do seu nascimento é gastar os sapatos, é apertar o coração, é sofrer com as comunidades esquecidas; voltar a esse pedagogo é sentir dor na pele de quem está à margem; mas, ao mesmo tempo é ter uma fé profunda na libertação; no potencial dos cidadãos, dos países – encobertos por interesses obscuros cada vez mais opressores na designação de libertadores.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8664997
PDF (Español (España))

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Início. Disponible: https://bit.ly/3ma6L2z. Acceso en: 17 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares nacionais para a formação Inicial de professores para a educação básica e institui a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação). Disponible: https://bit.ly/39uZT9J. Acceso en: 13. mar. 2021.

DELUEZE, G.; GUATTARI, F. Mil mesetas: capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-textos, 2004.

DUSSEL, E. Hacia una pedagógica de la cultura popular en cultura popular y filosofía de la liberación. Buenos Aires: Fernando García Cambeiro, 1975.

FORTUNATO, I. Ainda é preciso ter cuidado: escola? InterSciencePlace, Campo dos Goytacazes, v. 11, n. 2, artigo 5, 2016. Disponible en: https://bit.ly/3ACHTq2. Acceso en: 12 fev. 2021.

FREIRE, P. La naturaleza política de la educación. Cultura poder y liberación. Barcelona: Ediciones Paidós, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomía: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogía de la esperanza. Un reencuentro con la pedagogía del oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 1992.

FREIRE, P. Pedagogía de la indignación. Madrid: Morata, 2001a.

FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI, 2005.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. Montevideo: Tierra Nueva, 1970.

FREIRE, P. Política e educação: ensayos. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001b.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

HARPER, B.; et al. Cuidado, Escola! Desigualdade, domesticação e algunas saídas. São Paulo: Brasiliense, 1980.

KOHAN, W. Paulo Freire más que nunca: una biografía filosófica. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2020.

MOLERO DE CABEZA, L. El enfoque semántico pragmático en el análisis del discurso. Visión teórica actual. Lengua Americana, v. 12, p. 5-28, 2003.

RODRÍGUEZ, M. E. El análisis crítico del discurso: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Visión Educativa IUNAES, v. 14, n. 31, p. 117-128, 2020.

RODRÍGUEZ, M. E. La liberación freiriana del sujeto en la educación matemática decolonial transcompleja. Práxis Educativa, v. 16, p. 1-15, 2021. Disponible en: https://bit.ly/3AEhFTY. Acceso en: 10 fev. 2021.

ROLDÁN, O. G. (org.). La educación del mañana: inerencia o transformación? Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación: la Ciencia y la Cultura (OEI), 2020.

SICERONE, D. Rizoma, epistemología anarquista e inmanencia en la filosofía de Deleuze y Guattari. Revista de Filosofía, v. 87, n. 3, p. 83-94, 2017.

SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS. Santa Biblia. Versión Reina-Valera. Venezuela, 1960.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Milagros Elena Rodriguez, Ivan Fortunato

Downloads

Não há dados estatísticos.