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Políticas de educação profissional no Brasil contemporâneo
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Palavras-chave

Educação profissional
Políticas educacionais
Diretrizes curriculares
Educação integral
Ensino médio integrado

Como Citar

CASA, Volmar Meia; MILITÃO, Silvio Cesar Nunes. Políticas de educação profissional no Brasil contemporâneo: novo reforço da subjugação do trabalhador ao capital. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022039, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8665129. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665129. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Partindo de uma breve recuperação do caráter histórico-dual que marca as políticas para a educação profissional no Brasil, este artigo tem por fito analisar as implicações decorrentes das políticas educacionais promovidas contemporaneamente pelos Governos Temer e Bolsonaro – mormente a reforma do Ensino Médio e a redefinição das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica – para a referida modalidade de ensino. Para tanto, metodologicamente, recorre-se ao exame da literatura especializada e dos principais documentos oficiais concernentes à temática em tela. Conclui-se, portanto, que os Governos supracitados, pautados pela retomada acirrada da agenda neoliberal, reafirmam a educação profissional como modalidade voltada meramente à formação técnica do trabalhador.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665129
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