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Educação escolar indígena e reprodução ampliada do capital à luz de Rosa Luxemburgo
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Palavras-chave

Contradição
Rosa Luxemburgo
Educação escolar indígena
Reprodução ampliada do capital

Como Citar

RODRIGUES, Gilberto César Lopes. Educação escolar indígena e reprodução ampliada do capital à luz de Rosa Luxemburgo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022034, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8667494. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667494. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Apresentamos um exame da relação entre o modo de produção capitalista e a implantação de educação escolar em comunidades indígenas tendo em vista projetar elementos que relacione essa implantação com a facilitação da incorporação dos recursos naturais e humanos dessas sociedades à dinâmica de acumulação ampliada do capital. Nossa hipótese é que tal introdução altera relações sociais estabelecidas na experiência histórica com base no comunitarismo e coletivismo ao implantar, no interior dessas sociedades, relações fundamentais do modo de produção capitalista. Examinamos a hipótese à luz do que Rosa Luxemburgo (1985) chamou “[...] a luta do capital contra a economia natural.” Empregamos esse arcabouço analítico em três escolas, território e comunidades indígenas do entorno da cidade de Santarém-PA. Os dados apontaram contradição na escolarização na medida em que, por um lado, induz à formação para o trabalho assalariado, gestão empresarial e transmissão de saberes eurocentrados, mas, de outro, desvelam-se reelaborações na atividade escolar que fortalece, valoriza e amplia a transmissão de saberes tradicionais e de línguas indígenas “nativas”.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8667494
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Referências

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