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O trabalho didático do professor no Brasil dos anos de 1920: a aula em foco
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Palavras-chave

Organização do trabalho didático. Organização do trabalho pedagógico. Aula. Professor. Profissão docente. Primeira República

Como Citar

ARAUJO, Jose Carlos Souza. O trabalho didático do professor no Brasil dos anos de 1920: a aula em foco. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 250–271, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639627. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639627. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objeto desse artigo é esclarecer algumas categorias básicas do trabalho didático:primeiramente da intersubjetividade do professor e do aluno e, associadas a ela, asmodalidades de ensino, os métodos de ensino, as técnicas de ensino, as tecnologiaseducativas, a avaliação, o tempo da operacionalização didática, comumente denominadapor aula, o espaço físico, bem como os objetivos e as finalidades do ensino. Em suasegunda parte, este artigo reúne posicionamentos diversos e díspares a respeito do trabalhodidático, de intelectuais da educação brasileira atuantes no cenário educacional brasileirode 1920 a 1930, através de obras de caráter educacional e pedagógico. Trata-se, nessesentido, de verificar o protagonismo do professor diante da organização do trabalhopedagógico e do trabalho didático.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639627
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