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As categorias pedagógicas no Brasil barroco: um estudo sobre os sermões jesuíticos
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Palavras-chave

Brasil. Ordens Religiosas. Jesuítas. Evangelização. Categorias Pedagógicas

Como Citar

CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. As categorias pedagógicas no Brasil barroco: um estudo sobre os sermões jesuíticos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 36, p. 38–56, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i36.8639639. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639639. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No século XVIII, uma mentalidade comum, conformada pela religião e pela estéticabarroca reinava, uniformizando pensamentos e crenças. Como agentes dessas ideologias ementalidades, estavam o Estado Português, que agia como elemento regulador dasociedade, e a Igreja Católica, que educava e evangelizava. O presente trabalho analisa asrelações entre a religião católica e a educação no Brasil Colonial, a partir de sermõesjesuíticos. Dos textos, foram extraídas e agrupadas categorias pedagógicas, advindas dateologia moral e bastante usadas naquele tempo, como: bons e maus exemplos, medos eameaças, moderação e dosagem nos conteúdos. A análise indica que os sermões proferidospelos padres da Companhia de Jesus adquiriam várias tonalidades: advertências,comparações, acusações, admoestações, exortações, conselhos e persuasão. Tudo isso nomais puro estilo barroco, o mais adequado para ser compreendido naquele tempo e lugar.Tais categorias pedagógicas foram eficazes na conscientização dos senhores para melhorpreservação da mão-de-obra escrava, para submissão dos povos dominados e para acatalização de conflitos decorrentes daquela sociedade violenta, tendo em vista “Dilatar aFé e o Império”.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i36.8639639
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