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Os processos educativos no Brasil e seus projetos para a civilização e inclusão indígena
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Palavras-chave

Educação Escolar Indígena. História. Projetos Civilizatórios

Como Citar

FAUSTINO, Rosangela Célia. Os processos educativos no Brasil e seus projetos para a civilização e inclusão indígena. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41, p. 188–208, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41.8639845. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639845. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente texto apresenta uma discussão acerca da história da educação escolar indígena  no Brasil abordando questões afetas à política indigenista e educacional, destacando os interesses econômicos e políticos que estiveram e estão presentes nos diferentes projetos destinados à instrução para a civilização e ou para a inclusão indígena. Neste processo, destaca-se o papel das ordens religiosas católicas e protestantes que estiveram, em diferentes momentos históricos, à frente de uma educação voltada à civilização. A partir da década de 1990, em decorrência da crise econômica internacional dos anos de 1970, são os organismos internacionais como a UNESCO e Banco Mundial com seus parceiros, que passam a formular e orientar contundentemente, os projetos de inclusão social direcionados, principalmente, às chamadas populações vulneráveis. Neste contexto, a educação tem um papel preponderante.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41.8639845
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