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Adorno e a educação sociocomunitária: diálogos e proposições
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Adorno. Educação sociocomunitária. Integração sistêmica. Marx. Semiformação. Barbárie

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GROPPO, Luis Antonio. Adorno e a educação sociocomunitária: diálogos e proposições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 49, p. 19–34, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640318. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640318. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O objetivo deste artigo é cotejar as ideias de Adorno e, secundariamente, as concepções de alienação e fetichismo de Marx, com o conceito de integração sistêmica aplicado em educação. Faço uma interpretação de algumas obras de Adorno, Marx e comentadores, destacando as categorias alienação, fetichismo, esclarecimento, barbárie e semiformação, assim como a aplicação destes conceitos à educação. Tal interpretação destaca as possibilidades de enriquecer o conceito de integração sistêmica e sua aplicação à educação, no interior da pesquisa “Sociologia da educação sociocomunitária”. Com isto, o conceito de integração sistêmica se enriqueceu, ao considerar os mecanismos, descritos por Marx, de alienação e fetichismo da mercadoria, por meio dos quais o sistema do capital subsume as energias humanas – trabalho, pensamento e relações sociais (incluindo a educação) – e a utilidade das criações humanas em favor dos valores de troca das mercadorias. Também se enriqueceu, ao considerar os mecanismos descritos por Adorno, que impõem a barbárie no seio da civilização criada a partir do suposto predomínio do esclarecimento – quando o esclarecimento se torna razão instrumental - e que impõem a integração forçada e a mediocridade por meio da semicultura – em que a dimensão do distanciamento crítico em relação à realidade é atrofiada.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i49.8640318
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