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A biblioteca da catequista: vestígios da circulação internacional de modelos pedagógicos nas leituras prescritas para as professoras católicas
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Formação de professores. Circulação de saberes pedagógicos. Pedagogia católica moderna

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ORLANDO, Evelyn de Almeida. A biblioteca da catequista: vestígios da circulação internacional de modelos pedagógicos nas leituras prescritas para as professoras católicas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 210–229, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640389. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640389. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este artigo discute a renovação educacional católica no Brasil, a partir das prescrições de leituras feitas para as professoras primárias em consonância com as discussões pedagógicas modernas no cenário nacional e internacional, publicadas no Boletim Catequético. O objetivo é analisar como os papéis da catequista e da professora primária se misturam quando a catequese passa pelo processo de escolarização. Além disso, busca analisar a presença de autores estrangeiros nas leituras prescritas às professoras, dando a ver como a Igreja Católica foi produzindo também seus modelos culturais e renovando suas práticas educativas,buscando situar-se nas demandas do seu tempo social.Situado no âmbito da História Cultural, o aporte teórico deste trabalho passa pelos conceitos de campo religioso (BOURDIEU, 2005), representações, práticas e apropriações (CERTEAU, 1994, CHARTIER, 1990), circulação de modelos pedagógicos (CARVALHO, 1994, 2006). A análise das prescrições de leituras para as professoras/catequistas serve como pistas da presença da Igreja nesse movimento de circulação internacional de modelos pedagógicos, considerando a liberdade relativa dos agentes na diversidade dos usos desses modelos, em suas práticas de apropriação e na forma como estas incidem diretamente na construção do mundo social.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640389
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