Banner Portal
A biblioteca da catequista: vestígios da circulação internacional de modelos pedagógicos nas leituras prescritas para as professoras católicas
PDF

Palavras-chave

Formação de professores. Circulação de saberes pedagógicos. Pedagogia católica moderna

Como Citar

ORLANDO, Evelyn de Almeida. A biblioteca da catequista: vestígios da circulação internacional de modelos pedagógicos nas leituras prescritas para as professoras católicas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 58, p. 210–229, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i58.8640389. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640389. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute a renovação educacional católica no Brasil, a partir das prescrições de leituras feitas para as professoras primárias em consonância com as discussões pedagógicas modernas no cenário nacional e internacional, publicadas no Boletim Catequético. O objetivo é analisar como os papéis da catequista e da professora primária se misturam quando a catequese passa pelo processo de escolarização. Além disso, busca analisar a presença de autores estrangeiros nas leituras prescritas às professoras, dando a ver como a Igreja Católica foi produzindo também seus modelos culturais e renovando suas práticas educativas,buscando situar-se nas demandas do seu tempo social.Situado no âmbito da História Cultural, o aporte teórico deste trabalho passa pelos conceitos de campo religioso (BOURDIEU, 2005), representações, práticas e apropriações (CERTEAU, 1994, CHARTIER, 1990), circulação de modelos pedagógicos (CARVALHO, 1994, 2006). A análise das prescrições de leituras para as professoras/catequistas serve como pistas da presença da Igreja nesse movimento de circulação internacional de modelos pedagógicos, considerando a liberdade relativa dos agentes na diversidade dos usos desses modelos, em suas práticas de apropriação e na forma como estas incidem diretamente na construção do mundo social.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i58.8640389
PDF

Referências

BICCAS, Maurilane de Souza. Impresso pedagógico como objeto e fonte para a História da educação em Minas Gerais (1925-1940). História da educação: ensino e pesquisa.Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BOLETIM CATEQUÉTICO, Belo Horizonte: Editora São José, ano VI, no 51, junho de 1941, capa.

BOLLIN, Antônio; GASPARINI, Francesco. A catequese na vida da Igreja: notas de história. São Paulo: Paulinas, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Gênese e Estrutura do Campo Religioso. BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. Org. Sérgio Miceli. São Paulo. Ed. Perspectiva, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Campo do Poder, Campo Intelectual e Habitus de Classe.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 183-202.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios, o tratado e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura de professores. VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia (org.). Tópicas de História da Educação. São Paulo: EDUSP, 2001. p. 137-167.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola Nova e o impresso: um estudo sobre estratégias editoriais de difusão do escolanovismo no Brasil. FARIA Filho, Luciano Mendes. Modos de ler, formas de escrever: estudos de História da Leitura e da Escrita no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 66-86.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Livros e revistas para professores: configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos. PINTASSILGO, Joaquim et all. (org.). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri, 2006.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Uso do Impresso nas Estratégias Católicas de Conformação do campo doutrinário da Pedagogia (1931-1935). In: Cadernos Anped, n. 7, 1994. p. 41-60.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CRISTINO, Horácio C. (Dom). O Catecismo na História da Igreja. Boletim de Pastoral Litúrgica. Lisboa: Secretariado Nacional de Liturgia, ano XIX, julho-setembro de 1994, p. 102-119.

FARGUES, Marie. Les Méthodes actives dans l’Enseignement religieux. France/Belgique: Les Éditions du Cerf, Juvisi (Seine-et-Oise), 1934. (Collection Les Sciences et l’Art de l’Éducation).

LUSTOSA, Oscar. Catequese Católica no Brasil: para uma história da evangelização. São Paulo: Edições Paulinas, 1992. (Coleção Estudos e Debates Latino-Americanos).

MONTEIRO, Judith. Catequista. Boletim Catequético, Belo Horizonte: Editora São José, ano VI, no 51, junho de 1941, p. 13.

MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. São Paulo: PUC, 1997. (Tese de Doutoramento).

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Por uma civilização cristã: a coleção Álvaro Negromonte e a pedagogia do catecismo. Dissertação (Mestrado em Educação) São Cristóvão/SE: Universidade Federal de Sergipe, 2008.

ORLANDO, Evelyn de Almeida. A Igreja Católica e a pedagogização da sociedade: um projeto civilizatório orientado à família e à escola via impressos. Tese (Doutorado em Educação), Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

PIO XI. Texto de Apresentação. Boletim Catequético, Belo Horizonte: Editora São José, ano VI, no 51, junho de 1941, capa.

PRADEL, Henri. Alguns traços para a educadora perfeita. Boletim Catequético, Belo Horizonte: Editora São José, ano IV, no 35, p. 12, agosto de 1939.

SGARBI, Antônio Donizetti. Bibliotecas Pedagógicas Católicas: estratégias para construir uma civilização cristã e conformar o campo pedagógico através do impresso (1929-1938). Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2001.

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleção Atualidades Pedagógicas: do projeto político ao editorial (1931-1981). São Paulo: Pontifica Universidade Católica, 2001. (Tese de doutoramento).

VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista, Editora da Universidade São Francisco, 2001.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.