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As tarefas escolares e o ensino desenvolvimental
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Palavras-chave

Tarefas. Atividade. Ensinagem. Desenvolvimental

Como Citar

MIRANDA, Made Júnior. As tarefas escolares e o ensino desenvolvimental. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 68, p. 249–260, 2016. DOI: 10.20396/rho.v16i68.8643829. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643829. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto buscou reunir contribuições sobre os procedimentos pedagógicos e didáticos no contexto do desenvolvimento das “tarefas escolares”. O estudo foi com base da teoria histórico-cultural da atividade dos psicólogos da educação russa expressados na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili V. Davídov. A demanda está centrada na ideia de que as ‘tarefas escolares’ são ações que se inserem no próprio processo de ensino valorizando a sua essência dialética e transformadora do potencial dos indivíduos em constante desenvolvimento. A finalidade foi incitar os leitores no sentido produzir ideias capazes de influenciar consideravelmente no contínuo processo transformador que regula o ato de ensinar e de aprender no campo prático. A revisão e análise de literatura discutiu as tarefas no contexto escolar e os pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental na relação com as tarefas escolares. Concluiu-se que o trabalho com as tarefas no ensino desenvolvimental é uma perspectiva superadora de educação e acontece vinculado a uma estrutura de atividade humana que integra indissociavelmente o saber, o aluno e o professor na atividade propositiva. 

 

https://doi.org/10.20396/rho.v16i68.8643829
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