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Práticas do ensino de história medieval: conhecendo as mentalidades
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Palavras-chave

Ensino de história. Fontes históricas. Idade Média.

Como Citar

RIBEIRO, Álvaro Nonato Franco; SIQUELLI, Sônia Aparecida. Práticas do ensino de história medieval: conhecendo as mentalidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 4, p. 1223–1241, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i4.8645888. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645888. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como os professores da rede pública e privada do Ensino Fundamental de História, da cidade de Pouso Alegre/MG percebem, e incorporam características do ideário neoliberal de educação, em sua prática de ensino nas temáticas relacionadas à Idade Média. Presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e no Currículo Básico Comum - CBC/MG propõem, através da adoção de práticas típicas da economia de mercado, desenvolver um sistema educacional pautado na qualidade. Para o ensino de História determinam a inclusão das fontes históricas em sala de aula, priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências, que preparem o estudante para o mundo do trabalho.  Trabalhou-se com o conceito de Nova História, mentalidades e da evolução das ideais pedagógicas no Brasil, descreve como as visões que permeiam as mentalidades e do medievo são resultados de um longo processo de formação das mentalidades. Foi possível levantar categorias que permitiram descrever como as fontes históricas estão incorporadas ao ensino de História Medieval na prática docente. 
https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8645888
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