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Tempo integral: mais uma solução para o ensino médio?
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Palavras-chave

Ensino médio. Políticas públicas em educação. Escola em tempo integral.

Como Citar

GAWRYSZEWSKI, Bruno. Tempo integral: mais uma solução para o ensino médio?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 826–843, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8651796. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651796. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa, sob base teórico-documental, a instituição do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral pelo governo federal. O principal objetivo foi discutir as implicações previstas e a concepção formativa presente no programa que pretende estender a escola em tempo integral para essa etapa da escolarização. Para realizar tal intento, primeiramente foram apresentadas considerações sobre a recente trajetória histórica das políticas educacionais que envolveram o ensino médio brasileiro, a partir da primeira década do século XXI; a seguir, foi tratado como a ampliação da jornada escolar tem sido idealizada para o ensino médio desde o governo Temer; e, por fim, a discussão do programa Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, através da análise do seu documento constitutivo. Concluiu-se que o programa em questão está apoiado em concepção formativa pragmática, baseado na ênfase em resultados mensurados por avaliações externas, e que o alcance irrisório do programa sequer permite maior relevância no território nacional.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651796
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