Banner Portal
v. 18 n. 3 (2018): jul./set. [77]
jul./set. [77]

Editorial

Fabiana de Cássia Rodrigues, Régis Henrique dos Reis Silva, Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Mara Regina Martins Jacomeli
598-601
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653588
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653588

Debates

Maria de Fatima Felix Rosar
602-615
Trabalho e educação: categorias fundantes do processo de desenvolvimento humano e da pedagogia-histórico crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653335
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653335

Artigos

Andrés Ruggeri, Natalia Polti, Henrique Tahan Novaes
616-629
A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653507
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653507
Caroline Braga Michel, Eduardo Arriada
630-653
Uma missão de estudos ao Uruguai: o debate estabelecido nos jornais Correio do Povo e A Federação
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651939
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651939
Cassio de Souza Farias
654-670
Instrução pública no Paraná: o ensino primário na visão de Caetano Munhoz da Rocha expressas nas mensagens de governo (1920-1924)
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652307
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652307
Antonio Fontoura
671-697
José de Albuquerque, o esquecível: método histórico e o pioneirismo na educação sexual no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652134
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652134
Fabiana de Cássia Rodrigues, Fábio Antonio de Campos
698-718
Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653148
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653148
Adriele Aparecida Squincalha da Silva, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
719-744
Institucionalização da educação no Sul do Mato Grosso: a escola paroquial “Vicente Pallotti” (1950-1974)
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652040
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652040
Arnaldo Nogaro, Hildegard Susana Jung, Elaine Conte
745-765
Infância: desaparecimento ou metamorfose?
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652022
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652022
Jaqueline Delgado Paschoal
766-779
Entre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651509
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651509
Simone Fátima Flach, Anita Helena Schlesener
780-797
Educação desinteressada e a análise de políticas educacionais
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652086
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652086
Fábio Araujo de Souza, Maria Marta Lopes Flores
798-825
Organização social de educação e seu financiamento: a nova panaceia para educação de Goiás?
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651788
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651788
Bruno Gawryszewski
826-843
Tempo integral: mais uma solução para o ensino médio?
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651796
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651796
Michele de Mendonça Leite, Régis Henrique dos Reis Silva
844-864
Sentidos e significados atribuídos pelos professores sobre a educação escolar da pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na escola de tempo integral
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653169
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653169
Paulo Henrique de Vasconcelos
865-883
Educação do campo: marcos normativos. Quais indivíduos as políticas públicas pretendem formar?
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652125
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652125
Alexandra Lima da Silva
884-901
Raízes de ébano: educação como caminho da liberdade no cinema
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652200
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652200