Resumo
A educação do campo é resultado de lutas reivindicatórias de movimentos populares por uma educação voltada para as necessidades, anseios e problemáticas vividas pela população campesina. Seus objetivos residem na formação de indivíduos aptos a compreenderem as relações sociais que colocam a população rural em situação de desigualdade e capacitá-los a transformarem suas realidades. As políticas educacionais que regulamentam o processo educativo em espaços rurais podem não corresponder com a perspectiva teórica da educação do campo, já que tiveram de passar pelo crivo do Estado, cuja base ideológica é o neoliberalismo. Este trabalho tem como objetivo analisar o documento oficial “Educação do campo: marcos normativos”, publicado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, com o intuito de identificar pressupostos ideológicos que influenciam a formação do indivíduo do campo na perspectiva das políticas públicas, já que este documento é composto por uma coletânea de textos considerados como significativos para a educação do campo, na visão dos órgãos oficiais. Compreender as intencionalidades das perspectivas oficiais para a formação dos indivíduos é essencial para analisar criticamente as medidas políticas impostas ao sistema educacional, nunca isentas da intencionalidade da reprodução das condições de produção da sociedade capitalista.
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