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Educação do campo: marcos normativos. Quais indivíduos as políticas públicas pretendem formar?
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Palavras-chave

Educação do campo. Marcos normativos. Emancipação popular.

Como Citar

VASCONCELOS, Paulo Henrique de. Educação do campo: marcos normativos. Quais indivíduos as políticas públicas pretendem formar?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 865–883, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8652125. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652125. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A educação do campo é resultado de lutas reivindicatórias de movimentos populares por uma educação voltada para as necessidades, anseios e problemáticas vividas pela população campesina. Seus objetivos residem na formação de indivíduos aptos a compreenderem as relações sociais que colocam a população rural em situação de desigualdade e capacitá-los a transformarem suas realidades. As políticas educacionais que regulamentam o processo educativo em espaços rurais podem não corresponder com a perspectiva teórica da educação do campo, já que tiveram de passar pelo crivo do Estado, cuja base ideológica é o neoliberalismo. Este trabalho tem como objetivo analisar o documento oficial “Educação do campo: marcos normativos”, publicado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, com o intuito de identificar pressupostos ideológicos que influenciam a formação do indivíduo do campo na perspectiva das políticas públicas, já que este documento é composto por uma coletânea de textos considerados como significativos para a educação do campo, na visão dos órgãos oficiais. Compreender as intencionalidades das perspectivas oficiais para a formação dos indivíduos é essencial para analisar criticamente as medidas políticas impostas ao sistema educacional, nunca isentas da intencionalidade da reprodução das condições de produção da sociedade capitalista.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652125
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