Instrução pública no Paraná: o ensino primário na visão de Caetano Munhoz da Rocha expressas nas mensagens de governo (1920-1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652307

Palavras-chave:

História da educação no Paraná. Primeira República. Escola primária. Analfabetismo.

Resumo

Expressa-se nesse trabalho o ensino primário na visão de um dos Presidentes do Estado do Paraná: Caetano Munhoz da Rocha. Buscou-se em materiais digitalizados pelo Departamento de Arquivo Público do Paraná, mensagens à assembleia legislativa no período que marcou o seu primeiro governo de 1920 a 1924. Caetano Munhoz da Rocha, inspirado pelo “entusiasmo pela educação” inicia seu governo buscando combater o analfabetismo a partir da expansão do ensino elementar para a população paranaense, organizando também o campo educacional no Estado. Em suas mensagens demonstra preocupação com a educação no Paraná e com a alfabetização do povo. Em 1920, Caetano Munhoz buscou parceria com Altino Arantes Governador do Estado de São Paulo, para promover uma reforma educacional no Estado do Paraná refletindo o modelo paulista de educação no território paranaense. O Professor Prieto Martinez foi ator ativo nessa mudança. Mandado para o Paraná para trazer “métodos pedagógicos modernos” e inspirar e moldar a educação paranaense à imagem de São Paulo. Nos anos do governo de Caetano Munhoz, a intenção expressa em suas mensagens são as de universalizar o ensino primário a partir dos novos métodos para organizar a educação, atendendo a população no que se refere à leitura, escrita e contas.

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Biografia do Autor

Cassio de Souza Farias, Universidade Estadual do Paraná

Graduando em Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). 

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

FARIAS, C. de S. Instrução pública no Paraná: o ensino primário na visão de Caetano Munhoz da Rocha expressas nas mensagens de governo (1920-1924). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 654–670, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8652307. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652307. Acesso em: 19 out. 2021.

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