Editorial

Palavras-chave: História da educação - Editorial

Resumo

Publicamos a Revista Histedbr On-line edição de número 77 em difíceis circunstâncias em meio às eleições presidenciais e do empobrecimento do debate público, assim, é da mais alta relevância propiciar intervenções de intelectuais que possam discutir substancialmente os temas educacionais e as dificuldades a enfrentar. A revista abarca um conjunto de quinze artigos, além do editorial. Com autores de diversas instituições do Brasil e da Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta do Deparamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

FARIAS, Cassio de Souza. Instrução pública no Paraná: o ensino primário na visão de Caetano Munhoz da Rocha expressas nas mensagens de governo (1920-1924). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 654-670, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652307. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652307.

FLACH, Simone Fátima; SCHLESENER, Anita Helena. Educação desinteressada e a análise de políticas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 780-797, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652086. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652086.

FONTOURA, Antonio. José de Albuquerque, o esquecível: método histórico e o pioneirismo na educação sexual no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 671-697, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652134. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652134.

GAWRYSZEWSKI, Bruno. Tempo integral: mais uma solução para o ensino médio?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 826-843, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651796. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651796.

LEITE, Michele de Mendonça; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Sentidos e significados atribuídos pelos professores sobre a educação escolar da pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na escola de tempo integral. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 844-864, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653169. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653169.

MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo. Uma missão de estudos ao Uruguai: o debate estabelecido nos jornais Correio do Povo e A Federação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 630-653, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651939. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651939.

NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana; CONTE, Elaine. Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 745-765, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652022. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652022.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado. Entre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 766-779, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651509. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651509.

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; CAMPOS, Fábio Antonio de. Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 698-718, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653148. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653148.

ROSAR, Maria de Fatima Felix. Trabalho e educação: categorias fundantes do processo de desenvolvimento humano e da pedagogia-histórico crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 602-615, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653335. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653335.

RUGGERI, Andrés; POLTI, Natalia; NOVAES, Henrique Tahan. A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 616-629, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653507. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653507.

SILVA, Adriele Aparecida Squincalha da; ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Institucionalização da educação no Sul do Mato Grosso: a escola paroquial “Vicente Pallotti” (1950-1974). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 719-744, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652040. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652040.

SILVA, Alexandra Lima da. Raízes de ébano: educação como caminho da liberdade no cinema. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 884-901, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652200. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652200.

SOUZA, Fábio Araujo de; FLORES, Maria Marta Lopes. Organização social de educação e seu financiamento: a nova panaceia para educação de Goiás?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 798-825, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651788. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651788.

VASCONCELOS, Paulo Henrique de. Educação do campo: marcos normativos. Quais indivíduos as políticas públicas pretendem formar?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 865-883, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652125. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652125.

Publicado
2018-09-28
Como Citar
Rodrigues, F. de C., Silva, R. H. dos R., Coutinho, L. C. S., & Jacomeli, M. R. M. (2018). Editorial. Revista HISTEDBR On-Line, 18(3), 598-601. https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653588
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>