Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

História da educação - Editorial

Como Citar

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina Martins. Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 598–601, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8653588. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653588. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

Publicamos a Revista Histedbr On-line edição de número 77 em difíceis circunstâncias em meio às eleições presidenciais e do empobrecimento do debate público, assim, é da mais alta relevância propiciar intervenções de intelectuais que possam discutir substancialmente os temas educacionais e as dificuldades a enfrentar. A revista abarca um conjunto de quinze artigos, além do editorial. Com autores de diversas instituições do Brasil e da Argentina.
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653588
PDF

Referências

FARIAS, Cassio de Souza. Instrução pública no Paraná: o ensino primário na visão de Caetano Munhoz da Rocha expressas nas mensagens de governo (1920-1924). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 654-670, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652307. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652307.

FLACH, Simone Fátima; SCHLESENER, Anita Helena. Educação desinteressada e a análise de políticas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 780-797, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652086. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652086.

FONTOURA, Antonio. José de Albuquerque, o esquecível: método histórico e o pioneirismo na educação sexual no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 671-697, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652134. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652134.

GAWRYSZEWSKI, Bruno. Tempo integral: mais uma solução para o ensino médio?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 826-843, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651796. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651796.

LEITE, Michele de Mendonça; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Sentidos e significados atribuídos pelos professores sobre a educação escolar da pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na escola de tempo integral. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 844-864, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653169. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653169.

MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo. Uma missão de estudos ao Uruguai: o debate estabelecido nos jornais Correio do Povo e A Federação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 630-653, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651939. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651939.

NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana; CONTE, Elaine. Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 745-765, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652022. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652022.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado. Entre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 766-779, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651509. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651509.

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; CAMPOS, Fábio Antonio de. Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 698-718, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653148. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653148.

ROSAR, Maria de Fatima Felix. Trabalho e educação: categorias fundantes do processo de desenvolvimento humano e da pedagogia-histórico crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 602-615, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653335. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653335.

RUGGERI, Andrés; POLTI, Natalia; NOVAES, Henrique Tahan. A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 616-629, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653507. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653507.

SILVA, Adriele Aparecida Squincalha da; ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Institucionalização da educação no Sul do Mato Grosso: a escola paroquial “Vicente Pallotti” (1950-1974). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 719-744, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652040. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652040.

SILVA, Alexandra Lima da. Raízes de ébano: educação como caminho da liberdade no cinema. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 884-901, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652200. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652200.

SOUZA, Fábio Araujo de; FLORES, Maria Marta Lopes. Organização social de educação e seu financiamento: a nova panaceia para educação de Goiás?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 798-825, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651788. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651788.

VASCONCELOS, Paulo Henrique de. Educação do campo: marcos normativos. Quais indivíduos as políticas públicas pretendem formar?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 865-883, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652125. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652125.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.