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Sentidos e significados atribuídos pelos professores sobre a educação escolar da pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na escola de tempo integral
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Palavras-chave

Educação especial. Educação inclusiva. Escola em tempo integral. Sentidos e significados.

Como Citar

LEITE, Michele de Mendonça; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Sentidos e significados atribuídos pelos professores sobre a educação escolar da pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na escola de tempo integral. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 844–864, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8653169. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653169. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar os sentidos e significados atribuídos pelos professores de uma escola pública de tempo integral da região metropolitana de Goiânia/Goiás sobre o processo de escolarização das crianças e jovens com deficiência e/ou necessidades especiais na escola em que trabalham. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, e no que diz respeito à apreensão dos sentidos e significados, trabalhou-se com a proposta de núcleos de significação apresentados por Wanda Maria Junqueira de Aguiar e Sérgio Ozella. As análises indicaram que, devido às condições precárias de trabalho e à própria dinâmica da organização do trabalho pedagógico na escola em análise, os professores acabam por negligenciar o público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva, reforçando o fenômeno da inclusão-excludente e/ou inclusão alienada. Ainda, diante desta realidade, estes profissionais fizeram uma afirmação generalizada de que a escola de tempo integral não é benéfica para as pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.
https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653169
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