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Fontes para história da educação no Município de Curiúva – PR: contribuições para a historiografia das escolas rurais no Norte Pioneiro do Paraná
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Palavras-chave

História da educação. Educação rural. Curiúva.

Como Citar

OLIVEIRA, Luiz Antonio de; SILVA, Cibele Mayara da; BUENO, Suelen Pereira. Fontes para história da educação no Município de Curiúva – PR: contribuições para a historiografia das escolas rurais no Norte Pioneiro do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 495–522, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i2.8652192. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652192. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente texto apresenta os resultados da pesquisa fontes para História da Educação no município de Curiúva, Estado do Paraná. O interesse insere-se na demanda do grupo de pesquisa HISTEDNOPR por contribuir com a historiografia das instituições escolares na região Norte Pioneiro do Paraná. As fontes do estudo são os arquivos encontrados na Secretaria Municipal de Educação do referido município, bem como depoimentos de professores, ex-professores e estudantes. Tomou-se como referencial teórico os autores Halbwachs (2006); Marx e Engels (1999); Bittar e Ferreira Júnior (2009). O texto encontra-se organizado por revisão da literatura no período (2010 – 2016) nas revistas Histedbr On-line, Revista Brasileira de História da Educação, Revista História da Educação; fontes para História da Educação Rural no município de Curiúva-Pr; Memórias das escolas rurais São José e Maria Quitéria. A pesquisa evidencia a importância da reconstrução histórica, num contexto de identificação das influências sobre a educação dos costumes e dos movimentos da dinâmica da sociedade global e local curiuvense, como parte no projeto formador republicano. Também contribui com a identificação de fontes para pesquisas posteriores.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652192
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