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O curso de pedagogia no Brasil sob o escopo do programa de Educação para Todos
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Palavras-chave

Formação docente
Política educacional
Educação para Todos

Como Citar

FREITAS, Maria Cleidiane Cavalcante; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. O curso de pedagogia no Brasil sob o escopo do programa de Educação para Todos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019028, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653369. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653369. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Na atual conjuntura de crise estrutural do capital, são impostas aos países pobres políticas de ajustes socioeconômicos ao atendimento das exigências de sustentabilidade do chamado “mundo globalizado”. Nesse sentido, os organismos internacionais, sobretudo a partir de 1990, passaram a eleger a educação como principal estratégia, estabelecendo paradigmas e diretrizes através de um amplo programa de Educação para Todos (EPT), que atrela o cumprimento de metas educacionais à superação das desigualdades sociais. Assim sendo, busca-se, na presente exposição, desvelar as indicações desse programa de EPT para a profissão docente e suas implicações para o curso de pedagogia no Brasil. Pautado na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana, o estudo em tela, de natureza bibliográfica e documental, parte do exame de declarações e relatórios de EPT, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia, aprovadas em 2006. Asseveramos que as reformas educacionais e, consequentemente, a formação do professor da educação básica, mormente as de cunho curricular dos cursos de pedagogia, estão condicionadas às metas de EPT, idealizadas pelo Banco Mundial via seus organismos internacionais, que atribuem importante papel à docência, tendo em vista a universalização e qualidade da educação básica nos países pobres, a exemplo do Brasil.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653369
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