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Educação, civismo e religião durante a ditadura civil‐militar no Brasil
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Palavras-chave

Educação
Religião
Ditadura civil-militar
Legislação educacional
Materialismo histórico e dialético

Como Citar

GOMES, Marco Antonio Oliveira; RODRIGUES, Ana Paula Aires; SILVA, Daniela Azarias Ferreira da; PAULA, Fabricia de Cássia Grou. Educação, civismo e religião durante a ditadura civil‐militar no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019020, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653423. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653423. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta como objetivo a análise da relação entre educação, civismo e religião durante a ditadura civil‐militar no Brasil, no período de 1964 a 1985. Nestes anos o Estado assumiu características autoritárias em defesa supostamente contra o perigo comunista. Neste cenário, o sistema educacional era visto como elemento estratégico na difusão dos valores convenientes aos interesses burgueses associados ao capital estrangeiro. Desta forma, para atingirmos o objetivo proposto tomou-se como fonte os documentos produzidos pelo Ministério da Educação e a legislação educacional referente ao período em estudo. Desenvolveu-se a análise alicerçada no materialismo histórico e dialético, que compreende que as ideias não explicam a realidade. Portanto, deve-se analisar a forma concreta pela qual elas foram produzidas.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653423
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