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O estado do conhecimento de pesquisas sobre a história das instituições escolares denominadas patronatos de menores (2000-2018)
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Palavras-chave

Estado do conhecimento
História das instituições escolares
Patronato de menores
Cultura escolar.

Como Citar

MONTEIRO, Juliana da Silva; BRAZIL, Maria do Carmo. O estado do conhecimento de pesquisas sobre a história das instituições escolares denominadas patronatos de menores (2000-2018). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019033, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653759. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653759. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento sobre as pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil no campo da História da Educação e História das Instituições Escolares que elegem como objeto de investigação os Patronatos de Menores. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica que tem por objetivo elaborar um Estado do Conhecimento, analisando as principais temáticas, lacunas e tendências exploradas em tais produções no período de 2000 a 2018. Utilizamos como fontes de pesquisa o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); a Biblioteca Digital da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED – GT História da Educação); repositórios de Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação; os acervos digitais dos cinco periódicos nacionais especializados em História da Educação; Anais de Eventos da área e livros. Os referenciais teóricos estão fundamentados nas obras de Gatti Júnior (2007), Magalhães (2004), Nosella e Buffa (2005), Sanfelice (2006), entre outros. Foram analisados um total de 22 produções. Os resultados apontam que, embora as pesquisas no campo da História das Instituições Escolares tenham se solidificado e aumentado significativamente nas últimas décadas, o número de trabalhos acerca dos Patronatos é exíguo; as produções que se debruçam sobre esse objeto versam principalmente sobre o ensino profissionalizante agrícola, a educação rural e a escolarização da infância pobre, enquanto que uma parcela menor demonstra uma tendência crescente em utilizar a cultura escolar como categoria de análise para o estudo dessas instituições.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653759
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