Banner Portal
La carrera profesional de Maria da Glória Ribeiro Moss en el Colegio Pedro II
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Colégio Pedro II
Concurso para la cátedra de química
Carrera profesional
Carrera docente
Profesores de enseñanza secundaria

Cómo citar

OLIVEIRA, Paloma Rezende de; COSTA, Nailda Marinho. La carrera profesional de Maria da Glória Ribeiro Moss en el Colegio Pedro II: el famoso concurso para la cátedra de química. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019022, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654017. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumen

Este estudio constituye las investigaciones sobre la presencia femenina en el Colégio Pedro II. El foco fue el camino profesional de Maria da Gloria Ribeiro Moss. Ella fue la primera maestra de química que trabajó en este colegio, a partir de 1926. A partir de la historia individual de esta profesora, buscamos conocer las estrategias que utilizó para comenzar a trabajar en este Colegio; como tambien saber cómo los cambios que ocurrieron en la sociedad y en la institución hicieron posible la inserción de mujeres en el personal docente de este Colegio, cuya educación secundaria era predominantemente masculina. Según Ginzburg (2006), es necesario cuestionar las fuentes para señalar la historia individual y colectiva, así como la sociedad en que vivió esta profesora de enseñanza secundaria. Las dinámicas generadas por esta actividad constituyeron subjetividad y reflexividad. Utilizamos el género como una categoría de análisis relacional, según el cual las relaciones entre hombres y las mujeres no son dicotomizadas. De esta manera, analizaremos el concurso para la Cátedra de Química que ocorió en 1934 y en 1939 y que contó entre sus candidatas con la profesora Maria da Gloria. Ella fue la única mujer única a participar, lo que nos dio pistas sobre las relaciones de poder establecidas en el Colegio Pedro II y en la sociedad de aquella época.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654017
PDF (Português (Brasil))

Citas

º CONGRESSO Brasileiro de Farmácia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 set. 1928.

ACTOS do poder executivo. Jornal do comércio, Rio de Janeiro, 18 jan. 1927.

ACTOS do poder executivo. Jornal do comércio, Rio de Janeiro, 19 abr. 1923

AINDA o fechamento do Lyceu Nilo Peçanha e a escola normal de Niteroi. Diário carioca, Rio de Janeiro, 28 jul. 1933.

AITA, N. Escorço de fonética comparada luso-italiana. Rio de Janeiro: Ed. Jornal do Commercio, 1921.

ALVES, R. L. Trajetórias femininas no Colégio Pedro II. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 15., 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ANPUH, 2009.

ANIVERSÁRIOS. Diário de notícias, Rio de Janeiro, 21 abr. 1937.

AS CONSEQUÊNCIAS de uma reprovação. A rua: semanário ilustrado, Rio de Janeiro, jan. 1923, p. 1.

ASSOCIAÇÃO nacional de farmacêuticos. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 08 set. 1945.

BONATO, N. M. da. C. A escola profissional para o sexo feminino através da imagem fotográfica. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, 2003.

BONATO, N. M. da. C. A presença feminina no CPII. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Natal. Anais [...]. Natal, 2002.

BONATO, N. M. da. C. Imagens do ser mulher: a escola profissional. In: BARROS, R. M. M. (org.). Subjetividade e educação: conexões contemporâneas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. p. 165-178.

COISAS da política. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 07 set. 1956.

COLÉGIO PEDRO II. Catálogo de teses, dissertações e monografias do CPII. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2000.

COLÉGIO PEDRO II. Livro de atas da congregação: 02/04/1925 a 30/05/1934. 250 p.

COLÉGIO PEDRO II. Livro de atas relativas aos concursos de docentes livres, catedráticos e professores: 21/09/1925 a 21/02/1975. s.p.

COLÉGIO PEDRO II. Pasta do concurso de professor catedrático de química do externato do CPII referente à candidata Maria da Glória Moss. 15 jan,1 940. 9 p.

CONGRESSO Brasileiro de Pharmacia. O Jornal, Rio de Janeiro, 22 out. 1922.

CULTOS e crenças. Revista da semana, Rio de Janeiro, seção 02, p. 6, 1935.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, seção 2, p. 11, 22 abr. 1971.

DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de pesquisa. v. 42, n. 146, p. 351-367, maio/ago. 2012.

DUBET, F.; MARTUCCELLI, D. A socialização e a formação escolar. Lua Nova, n. 40-41, 1997.

ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de janeiro: Zahar, 1994. v. 1.

ESCRAGNOLLE DORIA, L. G. de. Memória histórica. Edição Commemorativa do 1º Centenário do Collegio de Pedro Segundo (2 de dezembro de 1837 – 2 de dezembro de 1937). Publicação oficial sob os auspícios do Ministério da Educação. Rio de janeiro, 1939.

FALECIMENTOS. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 01 set. 1931.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GOMES, A. de. C.; HANSEN, P. Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro; São Paulo: Civilização Brasileira, 2016.

IRREGULARIDADES na escola de medicina e cirurgia do Instituto hannemannianno: os acadêmicos estão de greve. Diário de Notícias, p. 16, 1930.

MARINHO, N. A engenheira militante feminista Carmem Portinho: a atuação na União Universitária Feminina. In: GASPARELLO, A. M.; VILLELA, H. de. O. S. (org.). Educação na história: intelectuais, saberes e ações instituintes. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 215-232.

MENDONÇA, A. W. P. C. et al. De homens-mundo a especialistas: a disciplinarização do currículo da docência no Colégio Pedro II (1855-1881). In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MATRIZES INTERPRETATIVAS E INTERNACIONALIZAÇÃO, 3., 2015, Maringá, PR. Anais [...]. Maringá, PR: UEM, 2015.

MENDONÇA, A. W. P. C.; SILVA, F. R. dos. S.; OLIVEIRA, P. R. de. A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação? Rev. bras. hist. educ., Maringá-PR, v. 15, n. 3 (39), p. 201-228, set./dez. 2015.

MOSS, M. da. G. Catálise. Rio de Janeiro: TYP. América,1939.

MOSS, M. da. G. Processo catalítico de análise orgânica: catálise. Rio de Janeiro: TYP. América, 1933.

O CONCURSO de química no Colégio Pedro II. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 1934.

OLIVEIRA, P. R. de. Mulheres no magistério secundário: identidades e trajetórias profissionais das primeiras professoras do Colégio Pedro II. REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 13., 2018, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2018.

PERROT, M. Minha história das mulheres. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017. p. 09-39.

PRAUN, A. G. Sexualidade, gênero e suas relações de poder. Revista HUMUS, v. 1, n. 1, 2011.

SAFFIOTI, H. I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Vozes, 2013.

SANTOS, B. B. M. dos. O Núcleo de documentação e memória do Colégio Pedro II e sua importância para a preservação do patrimônio histórico e cultural da educação brasileira. In: BONATO, N. M. da. C.; XAVIER, L. (org.). A História da educação no Rio de Janeiro: identidades locais, memória e patrimônio. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013. p. 36-44.

SCOTT, J. História das mulheres. In: BURKE, P. (org.). A escrita da história: novas perspectivas. 4. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 1992. p. 75.

SOARES, J. da. C. Aspectos da crise do programa institucional no Colégio Pedro II (1931-1945). Revista Brasileira de História da Educação, v. 17, n. 4 [47], 2017.

SOARES, J. da. C. Dos professores “estranhos” aos catedráticos: aspectos da construção da identidade profissional docente no Colégio Pedro II (1925-1945). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

VECHIA, A.; LORENZ, K. M. (org.). Programa de ensino da escola secundária brasileira: 1850-1951. Curitiba: Autores, 1998.

VIDA na zona norte: acabou a greve na escola Visconde de Cairu. Tribuna da imprensa, Rio de Janeiro, 20 abr. 1951.

XAVIER, L. N. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, out./dez. 2014.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.