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Makarenko, pedagogo do extremo e da alegria de educar
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Palavras-chave

Makarenko
Pedagogia socialista
Relações interpessoais
Sociabilidade

Como Citar

BAIA, Samira Fakhouri; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Makarenko, pedagogo do extremo e da alegria de educar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019030, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654460. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654460. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As relações entre história, sociedade e educação são necessariamente evocadas quando se trata de Anton Semionovich Makarenko, pedagogo soviético e suas experiências educativas na Colônia Gorki e na Comuna Dzerjinsk, nos primórdios da Revolução Russa. Neste artigo, construído a partir de revisão teórica, busca-se contemplar duas das principais características do seu perfil como pedagogo: a firme disposição a enfrentar situações extremas e a alegria no educar na construção da sociabilidade comprometida com a emancipação social. Guiado pelo princípio de que transformar as relações humanas é condição para a formação de um novo homem, suas propostas são uma referência para os educadores que se propõem, nos dias de hoje, a enfrentar os dilemas do como educar o ser social e promover relações interpessoais eticamente fundadas nas aspirações a favor do bem-estar coletivo, da justiça social, da igualdade e da solidariedade.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654460
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Referências

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