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A rota da transregionalização, da transnacionalização e dos oligopólios educacionais na educação a distância no Maranhão
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Palavras-chave

Educação a distância
Oligopólios
Maranhão

Como Citar

NASCIMENTO, Alberico Francisco do. A rota da transregionalização, da transnacionalização e dos oligopólios educacionais na educação a distância no Maranhão . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019053, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8655290. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655290. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda a transregionalização, a transnacionalização e os oligopólios educacionais focados na Educação a Distância, como uma expressão da financeirização do capital na educação superior, referenciada pelas premissas neoliberais que orientam a reprodução do capital. O processo de construção teórico-prático deste estudo partiu do pressuposto de que esse fenômeno só pode ser compreendido a partir de uma perspectiva de análise que o considera como uma totalidade concreta. Dessa forma, o universo de investigação foi composto por todas as Instituições de Ensino Superior que ofertam Educação a Distância no Maranhão e os dados foram coletados a partir de consultas no portal do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - Cadastro e-MEC e nos documentos públicos sobre Educação a Distância. Os resultados indicaram que a massificação da Educação a Distância no Maranhão é um fenômeno concreto e que esse estado é rota crescente dos oligopólios educacionais transregionais e transnacionais, fomentados pelo grande capital em busca de alta lucratividade.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655290
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