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Esboço de uma história da aula universitária
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Palavras-chave

Aula
Universidade
História
Pedagogia universitária

Como Citar

CORREA, Guilherme Torres; ALMEIDA, Maria Isabel de. Esboço de uma história da aula universitária. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020007, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8656984. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8656984. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar um esboço de uma história da aula universitária. Justifica-se tal proposta na medida em que se assume a aula como o momento privilegiado de realização do processo educativo na universidade e porque se trata de um objeto relativamente naturalizado pelos sujeitos do campo da pedagogia universitária, que tem se constituído como um campo de práticas, formação e pesquisa sobre a docência na educação superior. Em um primeiro momento, busca-se travar um debate a respeito do conceito de aula, tomando como referência a categoria organização do trabalho didático. Com esse referencial em mente, parte-se para o segundo momento do artigo, no qual busca-se a compreensão dos determinantes históricos da aula universitária.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656984
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