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Entre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade
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Palavras-chave

Creche. Pré-escola. Direitos. Obrigatoriedade. Qualidade.

Como Citar

PASCHOAL, Jaqueline Delgado. Entre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 766–779, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8651509. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651509. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A interpretação equivocada da Emenda Constitucional nº 59/2009, que determinou a matricula obrigatória da criança a partir dos quatro anos de idade, pode levar a pré-escola a ser compreendida como antecipação da escola, e a creche, como espaço de práticas assistencialistas por meio de programas de baixo custo, visto que esta não foi contemplada na prescrição legal. O propósito deste estudo de caráter bibliográfico é discutir o direito da criança à educação de qualidade, independentemente da obrigatoriedade ou da opção da família pelo acesso à creche. Desse modo, muitos são os desafios para que a Educação Infantil cumpra sua finalidade principal, que é a promoção do desenvolvimento integral da criança e a superação da fragmentação do trabalho pedagógico com crianças de zero a cinco anos de idade.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651509
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