Banner Portal
Educação escolar e transformação social: leituras de Manacorda e Mészáros
PDF

Palavras-chave

Educação escolar. Marxismo e educação. Sociedade de classes. Emancipação humana.

Como Citar

ZIMMER, Sérgio Antônio; CASTANHA, André Paulo. Educação escolar e transformação social: leituras de Manacorda e Mészáros. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 1172–1194, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8653472. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653472. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O presente texto é resultado de nossa pesquisa em nível de mestrado em educação, cujo objetivo é analisar, nos escritos de Manacorda e Mészáros, o papel da educação escolar no processo de transformação social. Trata-se de uma pesquisa teórica que analisa as obras dos autores sobre educação. Organizamos o artigo em três partes: na primeira abordaremos aspectos biográficos dos pensadores, na segunda tratamos sobre educação escolar e transformação social; finalizamos com as considerações finais. Como resultado, destacamos que para os pensadores o papel da educação escolar deve ser o de elevar consciência crítica dos trabalhadores, além disso, deve se articular a uma educação não escolar, que defenda a necessidade de transformação social estrutural em todas as esferas da vida humana, que altere a subordinação do trabalho ao capital e contribua com a superação da sociedade de classes.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653472
PDF

Referências

ANTUNES, C. A educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

BITTAR, M. História da educação e marxismo em duas trajetórias intelectuais do século XX: Brian Simon e Mario Alighiero Manacorda. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. 49, p. 07-18, 2013. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/hitedbr/aticle/view/8640317. Acesso em: 14 dez. 2018.

CATANI, A. M. Considerações sobre educação a partir das concepções de István Mészáros. In: JINKINGS, I.; NOBILE, R. (Org.). István Mészáros e os desafios do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011. p. 151-158.

GONZALES, J. L. C. A dimensão pedagógica do marxismo na obra de Mario Manacorda. 1990. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1990.

MANACORDA, M. A. Depoimento. Revista da Associação Nacional de Educação - ANDE, Perdizes, São Paulo, n. 10, p. 59-64, 1986.

MANACORDA, M. A. Educação e trabalho. Revista Educação em Questão, Natal, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 2, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/issue/viewIssue/620/126. Acesso em: 14 dez. 2018.

MANACORDA, M. A. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MANACORDA, M. A. Karl Marx e a liberdade: aquele velho liberal do comunismo. Campinas, SP: Alínea, 2012.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Alínea, 2007.

MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. Tradução: William Lagos, Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MANACORDA, M. A. Reflexões sobre história e educação: o século XX e as perspectivas para o futuro. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.). Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de HISTDBR. Campinas, SP: Autores Associados; HISTDBR, 2009. p. 13-43.

MÉSZÁROS. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2016.

MÉSZÁROS, I. Entrevista concedida a Ivana Jinkings. Publicada pela revista Margem Esquerda, n. 7, 2006. Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=831. Acesso em: 24 set. 2017.

MÉSZÁROS. Entrevista. Concedida ao programa Circuito da TV UFMG, publicada em 2015. Programa de TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d-kqgwaj5PQ. Acesso em: 25 set. /2017.

MÉSZÁROS. István Mészáros: filósofo húngaro encara a educação baseada em ruptura com a “lógica do capital”. Entrevistado por Ruben Barros. Educação, 3 de outubro de 2017. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/istvan-meszaros-encara-educacao-baseada-em-ruptura-com-a-logica-do-capital/. Acesso em 03 jun. 2018.

MÉSZÁROS. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. Tradução de Ana Cotrim e Vera Cotrin. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS. Reflexões e perspectivas das relações entre capital e educação. Revista Perspectiva do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, v. 27, n. 2, 2009a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175- 795X.2009v27n2p533/15292. Acesso em: 14 dez. 2018.

MÉSZÁROS. Tempos de Lukács e nossos tempos: socialismo e liberdade. Entrevista. Verinotio revista on-line, ano v, n. 10, out. 2009b. Disponível em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.34578628963398.pdf. Acesso em 23 set. 2017.

NOSELLA, P. Mario Alighiero Manacorda: um marxista a serviço da liberdade plena e para todos. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 36, p. 15-30, jul./dez. 2013.

NOSELLA, P. Reflexões sobre história e educação: o século XX e as perspectivas para o futuro. Apresentação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.). Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de HISTDBR. Campinas, SP: Autores Associados; HISTDBR, 2009. p. 07-11.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.