Banner Portal
A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Empresas recuperadas. Autogestão. Bachilleratos populares. Educação para além do capital. Argentina.

Como Citar

RUGGERI, Andrés; POLTI, Natalia; NOVAES, Henrique Tahan. A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 616–629, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8653507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653507. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Diferentemente das experiências históricas mais conhecidas e radicais que emergiram em contextos de crise revolucionária, as empresas recuperadas pelos trabalhadores (ERTs) que emergiram na Argentina constituem processos que respondem às transformações regressivas da própria economia capitalista. O estágio da globalização neoliberal levou à expulsão de milhões de trabalhadores das relações salariais na América Latina. A autogestão e a auto-organização produtiva, mesmo nesse cenário desfavorável, representam uma resposta ativa da classe trabalhadora a essa situação. Como as ERTs, os bachilleratos populares  (BPs) surgem em resposta à crise causada pela implementação de políticas neoliberais. A maior parte dos BPs que se articulam com ERTs foi promovida pela Cooperativa de Educadores e Pesquisadores Populares (CEIP). Essa cooperativa foi criada pela Equipe de Educação Popular, composta por professores e alunos da Universidade de Buenos Aires, que desde 1998 vem organizando espaços educativos em e com organizações sociais a partir da perspectiva da educação popular.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653507
PDF (Español (España))

Referências

CARPETA de presentación a registro de bachilleratos populares del bachillerato popular para jóvenes y adultos Chilavert. Mayo, 2011.

DOCUMENTO de presentación para profesores que ingresan al Bachillerato Popular Chilavert. 2017.

ELISALDE, R. Movimientos sociales y educación: bachilleratos populares en empresas recuperadas y organizaciones sociales. Experiencias pedagógicas en el campo de la educación de jóvenes y adultos. In: ELISALDE; AMPUDIA (Com.). Movimientos sociales y educación: teoría e historia de la educación popular en Argentina y América Latina. Buenos Aires: Nuevos Libros, 2008.

FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. Montevideo: Terra Nueva, 1970.

RUGGERI, A. As empresas recuperadas pelos trabalhadores: ocupações e autogestão na Argentina. Marília: Lutas anticapital, 2018a.

RUGGERI, A. Autogestión obrera como respuesta a la crisis. Disponible: https://medium.com/la-tiza/argentina-autogesti%C3%B3n-obrera-como-respuesta-a-la-crisis-97a9be82086c. Acceso en: 30 mayo 2018b.

NOVAES, H. T. et. al. Mundo do trabalho asociado e embriões de educação para além do capital. Marília: Lutas anticapital, 2018.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.