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Educação a distância no Brasil, Rússia e China
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Palavras-chave

Educação a distância
Desenvolvimento
Inovação
Teoria do capital humano
Economia do conhecimento.

Como Citar

MORAES, Raquel de Almeida. Educação a distância no Brasil, Rússia e China: rumos para o desenvolvimento e a inovação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019043, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654081. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654081. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do artigo é divulgar pesquisa sobre a Educação a Distância, EaD no Brasil, Rússia e China, dos primórdios no século XX a 2016, problematizando os rumos para o desenvolvimento e a inovação desses países. A abordagem metodológica é do materialismo histórico-dialético presente nos estudos comparados críticos em educação. Entre os resultados, destaca-se que a tendência à massificação e ao lucro rápido está presente nas instituições de ensino privadas no Brasil. Na Rússia e na China não foram encontrados cursos superiores à distância privados e a política é estatal desde as revoluções comunistas. Nos documentos coletados nesses países, a análise dos discursos revelou que há aproximação com as diretrizes dos organismos internacionais tendo por fundamento ideológico a Teoria do Capital Humano  e a Economia do Conhecimento.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654081
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