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Pedagogia militar
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Palavras-chave

Pedagogia militar
Formação militar
Escola militarizada
Política educacional
Hegemonia.

Como Citar

VEIGA, Célia Cristina Pereira da Silva; SOUZA, José dos Santos. Pedagogia militar: do conceito a sua aplicação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019045, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654942. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654942. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Tem se propagado no Brasil a ideia de que a militarização das escolas públicas de periferias urbanas seja a solução para a garantia de qualidade de ensino. Está ideia se baseia na crença de que a disciplina rigorosa inerente à pedagogia militar levaria a melhor desempenho escolar. Em busca de uma compreensão mais objetiva deste fenômeno, o artigo trata do conceito de pedagogia militar e sua aplicação no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CFSd/PMERJ). O objetivo é evidenciar o conceito de pedagogia militar e a forma como ela se materializa em cursos de formação de soldados. Com base em levantamento por meio de questionários aplicados a 983 alunos e ex-alunos do CFSd/PMERJ, verificou-se grande incidência de depoimentos negativos em relação à pedagogia militar adotada e ao impacto desta na formação que obtiveram. Concluiu-se que a pedagogia militar não goza de consenso nem entre os militares que passaram por este tipo de formação.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654942
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