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Uma análise do contexto de formação do PNAIC na rede estadual de ensino em Rolim e Moura/RO
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Palavras-chave

Educação
PNAIC
Formação docente
Índices educacionais

Como Citar

MATIAS, Juliana Cândido; BARROS, Josemir Almeida. Uma análise do contexto de formação do PNAIC na rede estadual de ensino em Rolim e Moura/RO: mãos que ensinam; olhares outros; o chão da escola. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021010, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8655268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655268. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa traz como um dos objetivos analisar a perspectiva docente quanto a conciliação de rotina escolar e a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e se o programa alterou os dados educacionais da escola (lócus) da pesquisa. As fontes são resultados de questionários e entrevistas realizadas com as professoras participantes da formação, e que também trabalham na escola (lócus) da investigação. Compõem o repertório de fontes: a legislação, dados estatísticos e escolares que foram levantados por meio de buscas em sites do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Pesquisa e Educação (INEP) e da Secretaria de Educação de Rondônia (SEDUC/RO). As perspectivas docentes encontradas nos processos de análises demonstram pontos divergentes, mas reafirmam a continuidade dos referenciais teóricos já conhecidos em formações docentes anteriores e fomentadas pelo governo federal. Evidenciam a necessidade e satisfação das professoras alfabetizadoras em estarem juntas no momento da formação em meio à adequação constante da rotina escolar para possibilitar os encontros em horários opostos de trabalho e que, em alguns casos como as professoras de 25 horas, ultrapassam sua carga horária contratual. Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - (IDEB) da escola (lócus) foram confrontados com demais fontes a exemplo do Programme for International Student Assessment (PISA) e políticas educacionais que mostram uma contradição no cálculo para o alcance dos resultados. Tudo isso pode contribuir para que os índices não revelem totalmente a realidade educacional da escola pesquisada.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8655268
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