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A evolução das matrículas na educação básica no Brasil
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Palavras-chave

Censos educacionais
Educação básica
Matrícula escolar
Política nacional de educação básica

Como Citar

DAVIES, Nicholas; ALCÂNTARA, Alzira Batalha. A evolução das matrículas na educação básica no Brasil: alguns questionamentos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8656916. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8656916. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo, por meio de análise de censos educacionais e literatura acadêmica, objetiva oferecer um quadro da evolução das matrículas estaduais e municipais de 2007 a 2017 e privadas de 2006 a 2017 na educação básica no Brasil, examinar algumas explicações desta evolução e indicar cuidados com o uso dos censos da educação básica. Constata a redução nacional das matrículas estaduais (-5.704.486), municipais (-1.429.275) e o crescimento das matrículas privadas (+1.540.858), com enormes diferenças entre regiões e estados. Aponta, igualmente, a insuficiência de explicações dadas para esta redução e sugere que ações políticas governamentais têm contribuído para esse quadro tão diverso.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656916
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Referências

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