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A regulação da formação continuada de professores alfabetizadores no Brasil
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Palavras-chave

Organismos internacionais
Educação brasileira
Formação continuada de professores alfabetizadores

Como Citar

SILVA, Solange Pereira da. A regulação da formação continuada de professores alfabetizadores no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021015, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8658491. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8658491. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente texto socializa as análises dos documentos produzidos pelos organismos internacionais, tais como Declaração Mundial de Educação para Todos (conferência de Jomtien em 1990), Declaração de Nova Délhi (1993), Relatório de Jaques Delors e o documento do Banco Mundial, com o objetivo de compreender a articulação com os documentos educacionais brasileiros, na perspectiva de apreender a regulação da formação continuada de professores alfabetizadores. A análise está fundamentada no materialismo histórico-dialético, construído a partir da literatura já produzida e da análise documental. Conclui-se que a formação continuada de professores encaminha-se para o esvaziamento da educação e formação humana destituída de qualquer sentido crítico pautada na lógica do conhecimento reduzido e da necessidade de revitalizar novos projetos de alfabetização de caráter cada vez mais excludentes.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8658491
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