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Ensino remoto e trabalho docente no ensino superior
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Palavras-chave

Educação a distância
Pandemia
Sedução
Alienação
Ensino de ciências naturais

Como Citar

PRESSATO, Daiany; FERNANDES, Guilherme Augusto; LIPORINI, Thalita Quatrocchio; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Ensino remoto e trabalho docente no ensino superior: um estudo sobre ideias de sedução que permeiam as concepções de professores de Ciências Naturais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022040, 2022. DOI: 10.20396/rho.v22i00.8661052. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661052. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar ideias de sedução que permeiam a subjetividade dos professores da área das Ciências Naturais, contribuindo para justificar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação em tempos de pandemia. A partir de um formulário disponibilizado de forma online, docentes de Universidades Federais responderam a afirmações sobre o uso dessas tecnologias através de uma escala Likert. As perguntas traziam ideias sedutoras que permeiam as concepções dos professores acerca das novas determinações do mercado sobre seu trabalho docente. As categorias apreendidas foram: responsabilidade individual/autonomia; eficiência/modernidade; crítica; afetividade; continuidade/manutenção; igualdade; praticidade/facilidade. Com exceção da ideia de igualdade (de acesso aos recursos das TDICs), seguida pelas ideias de praticidade/facilidade e afetividade, questões que expressam todas as demais categorias tiveram grande concordância entre os participantes. É preciso socializar os condicionantes históricos que constituem o fetichismo tecnológico, desenvolvendo entre os docentes possibilidades de relações sociais articuladas e organizadas, combatendo pressões mercadológicas e construindo meios de resistência que superem a reprodução das relações sociais alienadas.

https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8661052
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