Banner Portal
Fundamentos de uma educação linguística histórico-crítica
PDF

Palavras-chave

Educação linguística histórico-crítica
Pedagogia histórico-crítica
Materialismo histórico-dialético
Trabalho educativo

Como Citar

DIAS, Sabatha Catoia; PEDRALLI, Rosângela; MACHADO, Pierre Silva. Fundamentos de uma educação linguística histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023039, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8669113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8669113. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como mote a educação linguística e objetiva apresentar os fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos de um trabalho educativo em linguagem potencialmente crítico e com viés transformador. Para tanto, articula pressupostos materialista, histórico e dialético a princípios da teoria pedagógica histórico-crítica (Saviani, 2008), reunindo-se ao esforço de Britto (2012) na direção de uma educação linguística com alinhamento à visão social de mundo transformadora. Espera-se, com a propositura desenvolvida, contribuir para os campos da Linguística Aplicada e da Educação no que tange à formação docente com vistas à humanização e à emancipação dos sujeitos a partir da formulação de uma educação linguística histórico-crítica.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669113
PDF

Referências

BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1997.

BRITTO, L. P. L. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

BRITTO, L. P. L. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

CATOIA DIAS, S. Entre ecos e travessias: um olhar para o ato de ler no processo de educação em linguagem na esfera escolar. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LESSA, S.; TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

LOSURDO, D. A luta de classes: uma história política e filosófica. São Paulo: Boitempo, 2015.

LÖWY, M. Ideologias e Ciência Social:elementos para uma análise marxista. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

MARTINS, L. M. A formação da personalidade do professor:um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

MARX, K. O capital:crítica da economia política, vol. I. 36. ed. Trad. Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2019.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas: Navegando, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Petrópolis, RJ: Vozes de Bolso, 2019.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, R. P.; QUAREZEMIN, S. Artefatos em gramática: ideias para aulas de língua. In: OLIVEIRA, R. P.; QUAREZEMIN, S. (org.). Artefatos em gramática: ideias para aulas de língua. Florianópolis: DLLV/CCE-UFSC, 2020. p. 07-15.

PERINI, M. Sintaxe portuguesa: metodologia e funções. São Paulo: Ática, 1989.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Edição comemorativa).

SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 59-86.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.

TOMAZONI, E. O ato de escrever em encontros na escola. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169203. Acesso em: 01 mar. 2022.

TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Sabatha Dias; Rosângela Pedralli; Pierre Silva Machado

Downloads

Não há dados estatísticos.