Resumo
O texto discorre sobre o incentivo dado pela administração de Walter Zanini às práticas experimentais e conceitualistas na sexta edição da Jovem Arte Contemporânea (1972), promovida pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. A isenção de júri de seleção e de pré-requisitos, e a liberdade de criação concedida aos participantes, se por um lado confirmavam a atualidade do pensamento e a coragem daquele dirigente, por outro, a heterogeneidade, efemeridade e caráter inusitado das propostas encontrariam dificuldade de recepção por parte da retrógrada e agonizante crítica jornalística, que protestaria contra a instituição e os organizadores do evento.
Referências
ARAÚJO, Olívio Tavares, “Jovem Arte: hora da comunhão”, Veja, São Paulo, 01 nov. 1972.
ARDENNE, Paul. Art, le présent. Paris: Éditions du Regard., 2009.
Catálogos da I, IV e VI Jovem Arte Contemporânea, São Paulo: MAC/USP, 1967, 1970 e1973.
“Contato com o público dado principal da JAC”, O Estado de São Paulo, 21 out. 1972, p. 8.
D´HORTA, Arnaldo Pedroso. “A ênfase deslocada e a consequência disso”. O Estado de São Paulo, 29 out. 1972, p. 21.
FABRIS, Annateresa. “Zanini o construtor do MAC-USP”. In CONDURU, Roberto e SIQUEIRA, Vera B. (Org.) Anais do XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. www. cbha.art.br/pdf/cbha_2009_fabris_annateresa_art.pdf_anais do cbha. Acesso em 20 de maio de 2016.
HEINICH, Natalie. L´Art Contemporain exposé aux rejets. Paris: Hachette, 2009.
“Jovem Arte 72 espera participantes”, Folha de São Paulo, 19 out. 1972, Primeiro Caderno, p. 42.
JAREMTCHUK, Dária. Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP. São Paulo: Dissertação de Mestrado, apresentada ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP, 1999.
KRÜSE, Olney, “Lixo, galinhas, miolo de boi: uma exposição de Arte”. Folha de São Paulo, 28 out. 1972.
TRABA, Marta. Sem título. In: Catálogo da XI Bienal Internacional de São Paulo: Fundação Bienal, 1971, p. 66-67.
ZANINI, Walter. “JAC – 72: nova abertura”, O Estado de São Paulo, 26 nov. 1972. Com o título de “Novas potencialidades”, esse texto foi inserido no Catálogo da VI Jovem Arte Contemporânea. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 1972 ( publicado após encerramento do evento).
____________. “Videoarte: una poética aberta, 1978”, In: FERREIRA, Glória (Org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p.397-406.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 MODOS